Secretaria Municipal de Brejinho promove ação voltada para saúde do homem

 

 

É inegável a importância de campanhas de conscientização e incentivo à prevenção e detecção precoce de diversas doenças que atingem crianças, adultos e idosos em números cada vez maiores. Uma das campanhas mais conhecidas atualmente é chamada de Outubro Rosa, e tem por objetivo educar as mulheres a respeito das causas, tratamento e diagnóstico do câncer de mama.

Para o público masculino, também existe uma campanha que busca chamar a atenção para a importância de hábitos saudáveis e preventivos para a saúde do homem: o Agosto Azul. sobre a saúde dos homens os dados são alarmantes: estima-se que 60% dos homens só procuram o consultório médico quando uma doença já está em estágio avançado, muito tempo depois que os primeiros sintomas se manifestaram.

Para mudar essa realidade, a Prefeitura Municipal de Brejinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde se utiliza de diversas estratégias, que vão desde a disponibilização de exames e consultas, que ocorrem durante todo o mês em todo o município, até sugerir que as mulheres incentivem os homens em sua vida (maridos, pais, filhos, amigos) a fazer os exames de rotina e consultas preventivas regularmente.

Nesta terça-feira(21), a partir das 15:00 horas, a UBS Iolanda vai disponibilizar atendimento médico e odontológico, assim como a realização de exames, para incentivar os homens na busca por uma melhor qualidade de vida.

A falta de cuidados com a própria saúde e o estilo de vida dos homens os torna mais vulneráveis às diversas doenças graves e crônicas, em especial obesidade, doenças cardiovasculares, problemas gástricos, câncer de próstata e doenças relacionadas ao tabagismo (como câncer de pulmão, bronquite e enfisema).

O sedentarismo é um dos principais vilões da saúde, aumentando consideravelmente o risco de doenças que afetam a qualidade de vida. A prática de atividades físicas ou esportes (como futebol, basquete, ciclismo) pode melhorar o condicionamento físico, a capacidade cardiorrespiratória e a força muscular, fortalecer as articulações e músculos e auxiliar no controle do peso.

De acordo com a secretária de Saúde do município, Gleicy Pessoa, o principal objetivo de campanhas é conscientizar a população sobre a importância das consultas de rotina e do check up periódico. Desse modo, aindas de acordo com a secretária, garante-se prevenção e diagnóstico precoce de doenças e distúrbios que podem ser tratados mais facilmente em seu estágio inicial. “A resistência da maioria dos homens em procurar um médico mesmo quando apresentam algum sintoma é um dos principais desafios relacionados ao atendimento da saúde masculina”, afirma a secretária.

Fonte: Daltro Emerenciano